Os videogames sempre foram uma fonte de inspiração para os cineastas e produtores de TV, mas nem sempre a transposição das telas para as telonas dá certo. Filmes e séries de videogames geralmente deixam os fãs apreensivos. Será que a essência do jogo será mantida? Será que os personagens serão fiéis às suas versões originais?
Super Mario, Sonic, The Last of Us e, agora, Minecraft estão entre os exemplos que mostram como a criatividade dos jogos pode se traduzir em sucesso também nas telonas e telinhas. Neste artigo, reunimos as melhores adaptações de videogames, incluindo o novo Um Filme Minecraft (2025), que, apesar de dividir opiniões, encantou boa parte dos fãs com sua aventura colorida e cheia de referências. Confira nossa seleção atualizada!
- Leia também: 6 séries parecidas com The Last of Us, para quem está acompanhando a 2ª temporada na HBO
Quais são os melhores filmes e séries inspirados em videogames?
10. Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos (2016)
Baseado na franquia de jogos de estratégia e RPG, Warcraft – O Primeiro Encontro de Dois Mundos trouxe um mundo de fantasia para as telonas de forma grandiosa. Com uma trama épica que mistura guerra, política magia e traição, o filme consegue capturar a essência dos jogos e agradar tanto os fãs quanto aqueles que não conhecem a franquia. Além disso, os efeitos visuais são impressionantes e ajudam a criar um mundo imersivo.
Há uma espécie de maldição pairando em Hollywood quando estúdios resolvem colocar adaptações de videogames na tela grande. O passado formado por títulos como Assassin’s Creed, Mario Bros. e Tomb Raider mostra que essas aventuras não foram felizes, com resultados abaixo da média. Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos, felizmente, escapa um pouco disso — ainda que recorra em erros comuns em adaptações do tipo. Por aqui, o cineasta Duncan Jones (Lunar, Contra o Tempo) se inspira em Senhor dos Anéis e As Crônicas de Nárnia para tentar criar um épico medieval que mostra um embate entre criaturas e humanos. Há força, principalmente na primeira metade, quando essa fantasia mostra força e a mitologia adaptada para as telas ganha impulso com um roteiro alinhado de Jones e Charles Leavitt (Aqueles que me Desejam a Morte). É uma adaptação de videogame acima da média, principalmente pelo elemento da fantasia que empolga. Mas, novamente: dado a qualidade do jogo e as possibilidades no horizonte, poderia ser um filme bem melhor. O melhor é esquecer o produto original e embarcar na história como se fosse um épico nascendo ali, do zero.
Matheus Mans, editor e crítico do Filmelier
9. Um Filme Minecraft (2025)
Um dos filmes de videogames que leva os fãs à loucura
Um Filme Minecraft é a aguardada adaptação do icônico jogo sandbox, em que a criatividade dos jogadores não tem limites. Dirigido por Jared Hess (Napoleon Dynamite), o longa acompanha um garoto inteligente, mas deslocado (Sebastian Hansen), sua irmã mais velha (Emma Myers), um gamer fracassado (Jason Momoa) e o famoso Steve (Jack Black), enquanto são transportados para o universo cúbico de Minecraft e precisam enfrentar uma ameaça que pode destruir aquele mundo.
O filme acerta ao capturar a atmosfera vibrante dos cenários do jogo, entregando uma experiência colorida e cheia de referências que agradam principalmente os fãs. A presença de Jack Black e Jason Momoa adiciona carisma à aventura, e momentos pontuais de humor excêntrico refletem o estilo do diretor.
Por outro lado, a trama segue caminhos previsíveis e alguns elementos visuais — como os aldeões e monstros — podem soar estranhos ao público. Embora o roteiro perca parte de seu charme inicial em favor de uma narrativa mais genérica, Um Filme Minecraft ainda é uma divertida porta de entrada para o universo do jogo nas telonas. É uma boa pedida especialmente para fãs do game e para quem aprecia os trabalhos de seus astros.
8. Lara Croft: Tomb Raider (2001)
Um dos primeiros sucessos de filmes de videogames
Lara Croft é uma das personagens mais icônicas do mundo dos games e sua adaptação para o cinema em 2001 foi um grande sucesso. Angelina Jolie trouxe a personagem à vida com maestria e o filme foi capaz de misturar ação e aventura com o mistério e a exploração dos jogos. Apesar de algumas mudanças em relação à história original, Lara Croft: Tomb Raider conseguiu conquistar tanto os fãs do jogo quanto o público geral. A segunda versão cinematográfica de Tomb Raider, desta vez interpretada por Alicia Vikander, também teve seus méritos.
Angelina Jolie encarna a grande heroína dos videogames em Lara Croft: Tomb Raider, um dos maiores sucessos do cinema com uma mulher protagonista, se tratando de um filme de ação. Jolie, que estava em alta com O Colecionador de Ossos e Garota Interrompida, caiu bem no papel, criando uma intrigante e poderosa personagem. Destaque também para Jon Voight, pai da atriz e que encarna o papel de… pai da Lara Croft na história. O longa funciona muito bem como entretenimento, tanto que rendeu uma sequência, Tomb Raider: A Origem da Vida. No entanto, vale dizer: aqueles que buscam uma história totalmente relacionada com os videogames pode se decepcionar. Afinal, o diretor Simon West (de Con Air) deu sua visão sobre a trama, que ganha traços mais próximos de Indiana Jones.
Raíssa Basílio, ex-redatora do Filmelier
7. Castlevania (2017-2021)
A série de TV Castlevania é uma adaptação fiel da franquia de jogos de mesmo nome, criada pela Konami. A história segue Trevor Belmont, um caçador de vampiros que luta contra o Conde Drácula. Com quatro temporadas lançadas na Netflix, a série conquistou um público fiel e é elogiada por sua animação de alta qualidade e narrativa envolvente. Enquanto a série não terá uma 5ª temporada, a produção ganhará um spin-off, Castlevania: Nocturne, que vai seguir a história de Richter Belmont, um descendente de Trevor e Sypha.
6. The Witcher
A série de videogame com Henry Cavill
The Witcher, baseado na popular série de livros e videogames, rapidamente ganhou muitos fãs graças ao seu mundo rico e enredo intrigante. Uma das séries mais assistidas da Netflix, a produção segue as aventuras do caçador de monstros Geralt de Rivia, interpretado por Henry Cavill, enquanto ele navega em um mundo cheio de criaturas míticas, políticas internas e magos poderosos. A gigante do streaming estreou recentemente a aguardada terceira temporada de The Witcher, que marcará a despedida de Henry Cavill como o protagonista — sendo substituído por Liam Hemsworth no 4º ano da série.
5. Arcane
Uma adaptação de peso para a Netflix
Arcane talvez seja a adaptação de videogame mais bem recebida pelo público até hoje. A série da Netflix expande o enredo do jogo League of Legends (o famoso LOL), focando nas origens de dois campeões populares, as irmãs Vi e Jinx, enquanto satisfaz os novatos com uma narrativa convincente e visuais deslumbrantes que combinam pintura à mão e arte gerada por computador. Não importa se você gosta de animação ou não, ou se tem alguma conexão com o jogo, Arcane é simplesmente uma peça de televisão impressionante que vale a pena. O sucesso foi tanto que a produção foi renovada para a 2ª temporada e, possivelmente, para a 3ª (ou um spin-off, segundo o co-fundador da Riot Games, criadora de LOL).
4. Sonic: O Filme (2020)
O sucesso de filmes de videogame tem nome e sobrenome: Sonic, the Hedgehog
O ouriço azul da Sega conquistou fãs ao redor do mundo desde sua primeira aparição em videogames. E, finalmente, ganhou seu próprio filme em 2020. Após uma grande controvérsia envolvendo o design do personagem principal, Sonic: O Filme conseguiu surpreender positivamente os fãs do ouriço azul. Com um visual mais próximo ao dos jogos, o filme trouxe o carisma e o humor característicos do personagem e agradou tanto os fãs mais antigos quanto as novas gerações. Além disso, a presença de Jim Carrey como o vilão Dr. Robotnik garantiu momentos hilários.
A produção foi tão bem recebida pelo público, que gerou duas continuações: Sonic 2: O Filme, em 2022, e Sonic 3. Leia a crítica de Sonic 2.
Sucesso nos videogames da Sega (principalmente no Mega Drive) nos anos 1990, o Sonic retorna em um filme cheio de nostalgia, que mira justamente aquelas crianças do passado que, hoje, cresceram e vão levar seus filhos ao cinema. Sonic: O Filme entrega tudo isso em um roteiro que tem seus deslizes e situações extremamente forçadas, mas que constrói um trecho emocionante e cheio de ação em seu último ato – que quase compensa todas as falhas. O famoso ouriço está lá, visualmente muito parecido com o dos jogos (muito por causa das reclamações dos fãs na internet, que não gostaram do visual do herói no primeiro trailer), e o elenco ainda conta com James Marsden (o Ciclope da primeira trilogia X-Men) e Jim Carrey (que traz todos os seus trejeitos já conhecidos para o vilão Robotnik, mas tem os seus momentos bons).
Renan Martins Frade, ex-editor do Filmelier
3. Detective Pikachu (2019)
Baseado no jogo de mesmo nome, Pokémon: Detective Pikachu é uma das melhores adaptações de videogames já feitas. O filme trouxe uma abordagem diferente daquilo que estamos acostumados a ver em filmes de Pokémon, com uma trama policial e o adorável Pikachu como protagonista. Ryan Reynolds deu voz ao personagem principal e a química entre ele e o protagonista humano, Tim Goodman (interpretado por Justice Smith), é uma das grandes razões para o sucesso do filme. O longa-metragem é uma mistura de live-action e animação e é uma opção divertida para fãs de todas as idades.
2. Super Mario Bros: Filme (2023)
A adaptação cinematográfica de videogames clássicos
Super Mario Bros: O Filme (The Super Mario Bros. Movie) é o salto definitivo do mascote da Nintendo para o cinema (depois de uma terrível primeira tentativa em 1993). Produzida em parceria com a Illumination Animation Studio (responsável por franquias como ‘Minions‘ e ‘Pets: A Vida Secreta dos Bichos‘), a película segue o pressuposto básico de todos os jogos do Mario: o malvado Bowser (voz em inglês de Jack Black) invade o Reino Champignon e é responsabilidade do encanador (voz de Chris Pratt) embarcar em uma épica jornada para derrotá-lo. A animação é linda e há algumas decisões de roteiro muito acertadas (como colocar o irmão do Mario, Luigi, como a “dama em perigo” e dar um papel mais ativo à Princesa Peach), apesar disso, na maior parte, é uma película que opta por um humor muito clichê — as escolhas de música são uma das principais ofensas. Para alguns pode ser demasiado frenética e não é tão memorável quanto deveria ser, tratando-se de um dos personagens mais duradouros da cultura pop. No entanto, é muito divertida, indicada para todos os público e mantém intacta a essência de alegria da franquia. Descubra mais na nossa crítica completa de ‘Super Mario Bros: O Filme’.
Lalo Ortega, editor e crítico do Filmelier
1. The Last of Us (2022)
A temporada de estreia da série pós-apocalíptica da HBO, The Last of Us, foi uma jornada brilhante desde o começo. À medida que a temporada avançou, o público presenciou capítulos mais completos, envolventes e marcados por excelência, que fazem jus ao aclamado videogame que deu origem à série de TV. Estrelada por Pedro Pascal (The Mandalorian) e Bella Ramsay, The Last of Us é uma série que soube trabalhar muito bem o desenvolvimento dos personagens e o aprofundamento de questões éticas e morais em meio a um mundo devastado pela pandemia. Emocionante e polêmica, a produção subverteu as expectativas do público e trazendo reflexões importantes sobre as escolhas que fazemos em situações extremas. Certamente uma das melhores séries de TV de 2023, que deixa os fãs ansiosos pela próxima temporada. A série recentemente estreou sua 2ª temporada e continua entregando muita qualidade de atuações, direção, roteiro e efeitos (visuais e práticos). Confira onde assistir online e com opções gratuitas.
Vitória Pratini, estrategista de conteúdo e crítica do Filmelier
- Pode te interessar: The Last of Us – 9 diferenças e 3 semelhanças da série para o jogo
Embora muitas adaptações de videogames para o cinema tenham sido criticadas no passado, esses filmes e séries mostram que é possível sim fazer uma boa transição entre as mídias.
Com tantas adaptações de videogames para os cinemas e séries de TV, é difícil escolher as melhores. Mas essas opções definitivamente se destacam e são imperdíveis para fãs de jogos e de cinema. E você, qual a sua adaptação favorita?
[Matéria publicada originalmente em 24/05/23, atualizada em 25/04/25]